Como se vestir para uma entrevista de emprego

Para os homens, de forma geral, é complicado separar a roupa ideal para vestir em uma entrevista de emprego. A maior preocupação é sempre em relação à própria vaga e como será o serviço. 

Porém, antes de ir à entrevista sempre bate o medo e a incerteza de como se vestir para a ocasião. A questão é: será que é realmente importante a forma como alguém se veste para uma entrevista de emprego

A resposta para a pergunta é que sim. Afinal, a roupa é um item de suma importância para pensarmos antes de ir para a entrevista e o melhor a se fazer é não dar bobeira, pois, com tanta concorrência no mercado, é fundamental estar sempre atento a qualquer detalhe. 

O look, além da postura e do modo de se portar, gera uma imagem positiva a respeito do candidato. Entretanto, para isso a roupa precisa estar favorável à ocasião. 

A boa notícia é que ajudarei você a escolher a roupa certa para causar uma boa impressão na sua entrevista de emprego. Leia todo o artigo e não tenha mais dúvidas!

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Colha informações da empresa e da vaga

O primeiro passo para se vestir adequadamente para a entrevista de emprego é pesquisar sobre o local e a vaga pretendida, para não errar na vestimenta, sabendo o que colocar para se adequar ao ambiente.

Fique atento ao tipo de local em que será a entrevista (dirão a você durante o agendamento), se é mais formal ou informal. Caso surja alguma dúvida, não hesite em perguntar.

É importante demonstrar interesse em saber mais sobre a vaga e o local de trabalho, mesmo que seja através de pesquisas.

Sendo assim, ao pesquisar sobre, conseguirá observar como os funcionários se comportam lá dentro.

Quando usar casual ou social?

É necessário optar por um look casual quando a empresa tem um estilo um pouco mais descontraído, como em área de Marketing ou relacionada à internet. 

Por sua vez, os looks sociais são mais utilizados em empresas formais, como advocacias, pois mesmo soando como tradicionais, anseiam um look mais sério. 

No caso da vestimenta formal, é indispensável o uso de terno e gravata, de cores escuras, como chumbo ou azul marinho.

Caso esteja sendo um enigma a pesquisa quanto à forma de trabalho da empresa e o comportamento dos funcionários, opte por um look esporte fino e, de acordo com o que sabe a respeito da companhia, agregue acessórios, como relógio e cinto.

O que cuidar além da roupa?

Além da preocupação em escolher a roupa para a entrevista, é preciso ter alguns cuidados a mais: os pessoais. 

Atenção ao corte de cabelo – precisa estar em dia –, além disso, a barba, o bigode e a pele precisam estar apresentáveis, pois todo o conjunto da obra é que constitui uma boa visão para quem está analisando.

Outro toque especial é no perfume: escolha por um que tenha cheiro suave, a fim de que esteja perfumado, mas sem exagero.

Não se esqueça também de estar com bom hálito, pois a entrevista de emprego é feita por meio de uma conversa perto da outra pessoa e não será nada legal se estiver com mau hálito. Em relação às mãos, é preciso que as unhas estejam cortadas e higiênicas.

O que evitar em uma entrevista de emprego?

A importância da roupa correta é certeira, mas também é preciso se portar bem durante a entrevista. Opte por escolhas que não desconcentre você e o entrevistador e muito menos coloque em risco a tão cobiçada vaga. Fique atento às dicas!

  • Não use roupa sem passar, pois passa uma imagem de desleixo;
  • Não coloque roupas que você usaria para ir à uma balada a noite, por exemplo, como calças destroyed;
  • Não use roupas descuidadas – com manchas e rasgos;
  • Não pegue roupa emprestada de alguém, pois ela poderá ficar apertada ou larga demais;
  • Não utilize artigos utilizados geralmente para praticar esportes;
  • Evite roupas que chamem muito a atenção;
  • Cuidado na escolha dos acessórios; 
  • Nunca deixe o seu fone de ouvido pendurado ao pescoço.

Ainda está na dúvida?

Qual roupa escolher para a sua entrevista de emprego

Se mesmo após as dicas que dei, você continua sem saber qual roupa escolher para a sua entrevista de emprego, opte sempre pelo básico e neutro. Dessa forma, o seu look não será distração para o ouvinte e ele conseguirá se concentrar no que você terá para dizer. 

Outro fator crucial e indispensável é chegar na hora marcada, com exatidão. Portanto, deixe a sua roupa preparada um dia antes, para que não se atrase na chegada ao local. 

Por fim, mesmo com todas as dicas, é preciso ressaltar que a melhor roupa é aquela que você se sente confortável e que também transmita confiança. Porém, nesse caso, é importante descartar vestimentas que não são compatíveis com o que está indo fazer: disputar uma vaga de emprego.

Gostou das nossas dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego? Espero que sim!

Deixe seu comentário