O que são Saponinas? Para que servem?

Você já ouviu falar em Saponinas? O nome pode parecer um pouco estranho, mas esta substância é muito importante para a sua saúde. 

O que são Saponinas? Para que servem?

Presente em diversos alimentos, como grãos e vegetais, e em ervas medicinais, como o Tribulus Terrestris, as Saponinas são estruturas de glicosídeos de esteroides responsáveis por trazer diversos benefícios ao organismo. 

Este composto atua de forma estimulante no corpo humano, auxiliando na produção hormonal, no combate ao câncer, no controle de colesterol e muito mais. 

Afinal, por estar presente em muitos alimentos comuns no nosso dia-a-dia, as Saponinas são substâncias que consumimos com frequência. 

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o que este composto tem a te oferecer, continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo a respeito desse assunto, inclusive sobre qual é a função das Saponinas no Tribulus Terrestris. Confira!

O que são Saponinas? 

Em termos técnicos, as Saponinas são glicosídeos de esteroides – ou terpenos policíclicos – que possuem características lipofílicas.

Constituídas por triterpenos, e hidrofílicas, feitas de açúcares, que possuem ação direta nas propriedades da tensão superficial da água e seus efeitos emulsificantes e detergentes. 

Por se tratar de uma cadeia de açúcares, as Saponinas podem ser de dois tipos: lineares e ramificadas.

Assim, as estruturas possuem dificuldades direcionadas à elucidação dos compostos, o que pode se relacionar com a determinação de carbonos nas ligações interglicosídeas. 

No organismo, as Saponinas são responsáveis pelo efeito estimulante, auxiliando na produção hormonal, por exemplo.

Sua ação promove o bem-estar e o aumento da testosterona, o que pode, inclusive, retardar o os efeitos da idade nos homens. 

As Saponinas estão presentes em diversos alimentos e seus benefícios são muitos, de forma que o composto atua em todo o organismo a fim de proporcionar a melhora na sua saúde. 

Para que serve Saponinas?

Para que serve Saponinas?

Bom, como você pôde notar, as Saponinas trazem diversos benefícios para o organismo, agindo nos mais diferentes sistemas a fim de proporcionar o melhor desenvolvimento dos usuários. 

Assim, podemos destacar algumas das vantagens que esta substância pode oferecer a você como, por exemplo, o controle do colesterol, a diminuição dos níveis de açúcares no sangue e, até mesmo, a prevenção do câncer. 

Então, para entender melhor para que servem as Saponinas, confira alguns dos principais benefícios que este composto tem a oferecer:

1. Prevenção de câncer

Um dos pontos principais da Saponina é a prevenção do câncer de cólon.

Devido à sua ação no intestino, a substância impede o processo de oxidação de alimentos, o que, consequentemente, acaba prevenindo o câncer de cólon, além de fortalecer a imunidade do usuário. 

As Saponinas agem, também, na regulação da proliferação celular, o que acaba diminuindo as chances de que a doença apareça. 

2. Ação antioxidante

A ação antioxidante das Saponinas protege as células dos radicais livres, o que impede a modificação do DNA do usuário e, assim, atua diretamente na prevenção de doenças relacionadas ao coração, como infarto e AVC. 

3. Controle do colesterol

As Saponinas atuam na diminuição do colesterol no fígado e na corrente sanguínea, de forma que, ao encontrar o alimento rumo ao intestino, a substância absorve o colesterol, não deixando que ele seja processado pelo organismo.

Assim, as taxas diminuem e os riscos causados pelo alto índice de colesterol são eliminados. 

A Saponina faz mal?

Quando consumida com moderação, a Saponina não apresenta nenhum mal à saúde.

A utilização correta da substância, seja através de alimentos ou de ervas medicinais como as Saponinas do Tribulus Terrestris, traz muitos benefícios ao usuário. 

Dessa forma, as Saponinas do Tribulus Terrestris fazem mal somente quando consumidas de forma exagerada, contra as indicações do medicamento. 

O Tribulus Terrestris – rico em Saponinas –  é considerado uma forma de suplementação natural devido à sua proporção que atua de forma correta no organismo, garantindo os benefícios desejados pelo paciente. 

Assim, a dosagem de Saponinas no Tribulus Terrestris ou nos demais alimentos deve ser feita na medida, para evitar efeitos colaterais e outros problemas acarretados pelo uso. 

Tribulus Terrestris com 100% saponinas: É o ideal?

Por mais que uma maior quantidade pareça mais eficiente, com as Saponinas do Tribulus Terrestris a história é diferente.

Como dito no tópico acima, a dosagem da substância é algo que deve ser feita de forma extremamente precisa, pois o uso incorreto pode acabar trazendo problemas à saúde. 

Tendo isso em vista, o Tribulus Terrestris 100% não é ideal para o nosso organismo. 

Segundo estudos, a quantidade correta de Saponinas no Tribulus Terrestris é de 45%, não podendo ser ultrapassada devido aos níveis de toxicidade que a substância possui. 

Sendo assim, é ideal que o Tribulus Terrestris possua até 45% de Saponinas em sua composição. Portanto, fique atento.

Qual o melhor Tribulus para comprar?

Bom, se você chegou até aqui deve estar se perguntando: existe uma forma segura e eficaz de consumir Saponinas para absorver seus benefícios?

A resposta é sim. Através do Tribulus Terrestris você consegue consumir Saponinas e aproveitar ao máximo de seus benefícios. Então, não fique de fora. 

Qual o melhor Tribulus para comprar?

Deixe seu comentário